terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cronologia do livro

1999 – Pinguei o ponto final em O Adversário, depois de ficar um ano escrevendo. Após registrar o livro na Fundação Biblioteca Nacional, mandei cópias para umas dez editoras, grandes e pequenas. As respostas foram mais ou menos as mesmas: “Encontramos qualidades editoriais diversas em seu trabalho, mas não poderemos publicá-lo no momento”; “Estamos com a agenda lotada até os próximos cinco anos”; “O romance não condiz com nossa linha editorial”. Procuro também por orçamentos, pensando em bancar a edição por conta própria. Os custos, no entanto, se tornam proibitivos. Hoje, para bancar uma publicação do próprio bolso, são precisos mais ou menos uns sete mil reais. Acabo engavetando o livro e indo tocar a vida.

2009 – No jornal, descubro a existência da carioca Editora Multifoco. Não cobram nada pela publicação, e vendem por demanda, dando uma porcentagem da venda para o autor. Mando para eles, por email, uma cópia do livro.

4 de outubro de 2009 – Resposta do editor da Multifoco: “...gostei muito do seu romance policial/sobrenatural/terror. Um dos melhores originais que já li nos últimos tempos, prende a atenção do início ao fim e está escrito de forma corretíssima, portanto temos interesse em publicá-lo.”

10 de agosto de 2010 – Lançamento de “O Adversário”.

23 de novembro de 2010 – Despublicação do romance, devido a seguidos erros  (não se sabe se por incompetência ou má fé) na contagem das vendas de exemplares por parte da editora. O contrato foi cancelado, e a confiança na Multifoco, perdida.